O que é o “Activismo” ou “Activismo Social”.

O que é o “Activismo” ou “Activismo Social”.

Na verdade é uma carreira como qualquer outra, que permite dar o sentido a vida da pessoa, eleva seu prestigio e disponibiliza dinheiro para custear seu estilo de vida. Não é muito diferente do que ser policia, mecânico ou até mesmo Padre.

Claro que a proporção entre os estes 3 elementos não é mesma, e varia ao longo do tempo: Um policia raso tem pouco prestigio e pouco dinheiro, porem se conseguir uma boa patente consegue aumentar pelo menos seu prestigio e, quem sabe, no futuro, ter muito dinheiro.

A próprio estrutura das carreiras profissionais, no sector publico ou privado, é criada para motivar o novato a se esforçar e aceitar um salario menor na esperança de ser um dos chefes no futuro, claro que nem todos conseguem, mas a qualidade do corpo de funcionários é superior a um sistema alternativa em que não há simplesmente sistema de progressão de carreira, como acontece com os cobradores, que em outras bandas poderiam progredir para motorista por outrem, motorista por conta própria e no fim patrão.

Contrariamente as outras carreiras, a de Activista não tem um longo período de treinamento, como para Padres, ou um processo de recruta para selecionar as pessoas que tem personalidade compatível, como na policia, basta respirar e ser capaz de chamar atenção para ser activista,

por isto que “rapper-activista” é uma combinação comum em Angola: Pois a careira musical permite captivar o publica que depois pode ser vitima do “activismo”. Requer realmente ter algum talento para ganhar prestigio, antes de ser activista.

Porém com as redes sociais nem isto é necessário, o custo de comunicação sendo praticamente zero, sendo que agora a propria actividade de activista é que permite angariar activistmo, isto tem o efeito colateral de fomentar um discurso radical e extremista, não porque os

problemas sejam realmente radical, mas porque o activista tem urgência de receber o fruto de seu trabalho, que recebem na forma de dinheiro para “ficar quieto”.

A actividade também traz prestigio, afinal os “Activistas lutam pelo direito de todos, sacrificaram a sua juventude”, sendo que derivam disto um direito para aceder a cargos e prestigio que nada tem a ver com sua actividade.

O exemplo mais famoso seria do Nelson Mandela: Alguém pode me explicar como é que ficar preso por duas décadas te qualifica para ser presidente de um pais ?

Existem pessoas que acham que tem o direito divino de serem ministros em 2023 por que apanharam um porrete de um policia Português em 1972.

São estas pessoas que alimentam a negra de Angola: Um pais governado por estrangeiros, com um governo que supera a Alemanha Nazi em sua crueldade, com uma população miserável que come mais arreia que o povo do Haiti.

Ironicamente são quase sempre activistas obesos de classe media que reclamam que vivem na pobreza … Qualquer melhoria da situação pais é uma ameaça a sua actividade profissional, o activismo. É um reflexo igual a um cachorro diante do prato de comida, seu desejo que comer não quer ouvir razões sobre a propriedade legal mesmo, qualquer argumento serve para saciar a fome, oscilando sem contradição entre a latir de pena e a agressividade assassina.

“Mais qualquer um pode ser um activista”, sim, do mesmo jeito que qualquer um poder ser um pastor ou evangelista, porem quando esta actividade se torna tua fonte de rendimento, a logica da sobrevivência financeira se sobrepõem a logica do assunto bíblico ou social.

Existe um esquema pirâmide do activismo, em que cada um apoia actividade do outro, para manter a credibilidade da classe, porem não muito por inveja, porem nunca denunciam a burla do esquema todo ao menos que seja para ganhar credibilidade contra os supostos vendidos.

A única coisa que melhora com o activismo é a vida do activista.

Queres realmente contribuir para melhorar a sua sociedade ? Seja um profissional , seja um bom pai, e seja um bom amigo. Quem sabe vais ser o jornalista que destrói um esquema de corrupção com sua noticia, o pai de um policia honesto, a voz da razão em uma reunião de bestas quadradas ou um escritor que profeticamente explica ao povo que seu descaso pela manutenção dos prédios vai acabar em tragedia.

Deixe um comentário